terça-feira, 1 de junho de 2010

Crónica : Sento-me e sinto-me à beira do abismo

Sento-me e sinto-me à beira do abismo.
É sempre assim quando mudo de cidade. Já é a segunda vez que mudo de cidade. Desta vez, e mais uma vez, na caminhada para o que todos dizem ser o meu futuro. O futuro que eu escolhi foi ser Jornalista. Mas será mesmo esse o meu futuro?! Pois não sei. Espero bem que sim, quero muito que sim. Vou lutar para que sim. Estes eram os pensamentos que eu tinha há quatro anos, quando cheguei à UTAD. Estes são os pensamentos que quatro anos passados continuo a ter.

Pensamentos sempre acompanhados por aqueles que comigo partilharam o que tantos apelidam de vida académica. Mas o que é a vida académica? Para mim e para os que me acompanham, de certo a vida académica é uma vida de boémio, mas também de estudante. Sabe-se beber, mas também se sabe estudar. Afinal de contas o que seria de nós, estudantes universitários se não tivéssemos uma vida de boémios? Se não tivéssemos esta vida de boémios estaríamos privados de ter uma vida em sociedade. Sim porque muitas vezes só estamos com alguém que conhecemos quando vamos beber uma cerveja. E também acho que por vezes se aprende mais numa conversa de café, entre uma e outra, e outra, e outra cerveja, do que em manuais, muitos deles ultrapassados. Velhos do pó. A experiencia de vida, por vezes, conta mais que uma nota alta a uma ou outra disciplina.

Mas infelizmente não é assim que pensam os grandes magnatas, não é assim que pensam os empregadores deste país. Não é assim que pensam as pessoas de Vila Real. Para as quais os estudante da UTAD são uns bêbedos, que só provocam estragos. Que só fazem barulho pelas ruas. Mas digam-me o que seria de Vila Real sem os estudantes da UTAD?! Convençam-se que beber umas cervejas, cantar pelas ruas durante a noite, e até fazer alguns estragos, não é mau para a cidade. Apenas lhe dá vida. E não lhes dá vida por 3 anos que dura um curso. Mas sim por anos de vida. Por que quem estuda em Vila Real, já mais esquece Vila Real. É como dizem os tunos, “Vila Real cidade por mim amada”, é assim que se sente quem aqui vem parar. “Aqui viemos parar, aqui a Vila Real cidade mais bonita que existe em Portugal”. Quem aqui vem parar Ama esta cidade. Pois afinal de contas é aqui que se constroem grandes amizades, amizades para a vida. Para quem não sabe, aqui constroem-se famílias. Sim, porque passamos a ser uma família. Afinal de contas os amigos são família. E família é vida.

Chegamos a uma cidade diferente, conhecemos novas pessoas, uma nova realidade. Chegamos mais uma vez perto do abismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário